domingo, 27 de dezembro de 2009

Para onde vão os saudosistas?

Cada vez mais eu me pego pensando que as coisas eram melhores no meu tempo e cada vez mais eu escuto pessoas comentando exactly the same thing.
Enfim, eu fico me perguntando pq isso ocorre?
Será que nós ficamos velhos e adquirimos outros conceitos e idéias e achamos hoje (que na realidade é igual a ontem) chato, futil e/ou brega?
Ou será que nós é que paramos no tempo e não nos adequamos mais ao novos tempos, como vampiros atravessando os séculos que no nosso caso não seriam nem 5 anos?
Eu me lembro quando comecei a ir em um bar aqui de Curitiba, e para mim aquilo era, praticamente, a caixa de Pandora se abrindo. Eu achava tudo, como diria Gal, divino, maravilhoso. Mas já havia gente reclamando que o bar não era a mesma coisa, que as músicas tinham piorado, que o povo que frequentava agora era horrível, blá blá blá. E eu pensava: "Como eles podem pensar uma coisa destas? Esses caras são saudosistas!!!" Repare que saudosistas equivalia a um grande xingamento.
E para minha surpresa (será?) eu me peguei falando exatamente estas mesmas coisas sobre exatamente este mesmo bar. Eu SOU um saudosista agora.
Eu comecei a me indagar onde estariam aqueles primeiros saudosistas. Será que eles descobriram um novo bar ou, como disse uma vez uma amiga, eles passaram a escutar jazz em casa tomando vinho?
E o que será que vai acontecer com essa segunda leva de saudositas, a qual eu me incluo?
PARA ONDE VÃO OS SAUDOSISTAS? Essa é a pergunta sem resposta, não para onde vão os isqueiros ou guarda-chuvas perdidos. Ou melhor, será que existe um mundo dos saudosistas perdidos?
Enfim, além de reumatismo, catarata, infarto, demência, saudosismo é uma grande característica de que estamos ficando velhos.....

Um comentário: