quinta-feira, 10 de junho de 2010

Imagem é tudo?

Quando começou esta febre Lady Gaga, eu virei a cara. O som dela não me parecia (e na verdade não é) nada demais. Depois relaxei e assumi que Lady Gaga era bom pra dançar e fazer um teatro com os amigos.
Mas agora todos falam que Lady Gaga elevou o pop a um novo patamar. E eu fico me questionando: o que ela fez?
Cheguei a conclusão que ela realmente levou a um novo patamar, mas morro abaixo. Ela está transformando música em imagem, onde é muito mais importante a imagem que você cria do que a própria música. Ou seja a criatura (e seu circo) é mais importante que a criação.
Os novos clipes dela que todos pensam "óhhhh que maravilhoso" me passam uma impressão tão vazia. Cheio de referências jogadas ao acaso, onde é mais importante a quantidade de referências do que a qualidades destas. E não dá pra negar que muitas destas tais "referências" não são nada mais do que marketing de patrocinador.
Além disso, eu vejo uma coisa meio nazista. Esse culto desenfreado a imagem tem um quê do filme Olympia da Leni Riefenstahl, que, não por acaso, era a cineata oficial do nazismo. Pode soar até ingênuo ou apocalíptico, mas será que Lady Gaga não está criando novos arianos que somentem se importam com a estética? O poder da semiótica é profundo.
Enfim, eu devo realmente ser antiquado. Para mim, música é para ser ouvida, cinema é para ser visto e literatura para ser lida. Lady Gaga quer fazer música para ser vista. Agora se isso é bom ou não, cabe a cada pessoa olhar com um pouco mais de ceticismo e ter sua resposta. Eu já tenho a minha, aqui expressa.

2 comentários:

  1. Então, agora tenho assunto pra comentar no seu blog, que leio sempre =)
    Ontem mesmo tava falando isso no twitter, que a Lady Gaga é muito produto do seu tempo. Os clips dela são a cara de coisas que a Madonna já fez e a coisa de durarem muitos minutos e serem filminhos é muito Michael Jackson (in memoriam). Acho que o grande mérito é ser exatamente aquilo que se esperava de um artista do pop contemporâneo e nada além disso. Não tinha pensado nessa coisa da música pra ser vista, mas acho que faz sentido porque as músicas, em si, parecem que só fazem sentido dentro do clip. Eu já não sei se acho bom, quer dizer, eu ouço quando toca, sei um ou outro refrão de cor e até vejo os clips, mas mais porque sou consumidora de cultura pop do que outra coisa. Assim como as pessoas de uma geração mais nova que a minha, ainda não aprendi a filtrar. Mas é um tema a se discutir, ainda que não no boteco =)

    ResponderExcluir
  2. ah não foi a lady gaga que fez a música virar imagem, ela fez a música virar SÓ imagem.

    ResponderExcluir